O AMOR QUE CORRIGE



“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto” (Provérbios 27:5)


É comum confundir o significado do verdadeiro amor. Muitos imaginam que o amor seja apenas um sentimento que mexe com as emoções e assim acreditam que o amor simplesmente acontece, quando na verdade, amar é uma decisão. É comum também, as pessoas pensarem que o amor sempre procura agradar às pessoas amadas. Deste modo, pensam que qualquer tipo de repreensão ou disciplina seja contrário ao amor. Correção é vista por muitas pessoas como algo negativo, mas a Bíblia nos ensina a enxergar a correção de modo diferente.

“Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” 
(Hebreus 12:6).


No Novo Testamento, Tiago nos lembra do amor que leva à correção falando sobre o perigo real de um cristão se desviar do caminho e pede para os outros corrigi-lo: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5:19-20). 

Quando comparamos esta última frase com um comentário de Pedro, percebemos mais uma vez que é o amor agindo nesta correção do pecador. Pedro disse: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). 

O amor intenso e verdadeiro nos leva a corrigir as pessoas que amamos! Quem Ama não suportará ver você perecendo no pecado e não fazer nada, portanto quando pessoas que nos amam corrigem os nossos erros, vamos ouvir suas palavras e agradecer a Deus pelo amor que mostram para conosco!

Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. (1 Coríntios 11:32)

“Porque já é tempo que comece o julgamento de Deus pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.” (1 Pedro 4:17-19)


Em algum momento da sua vida, você já olhou para os lados e se perguntou o porquê de existirem tantas pessoas fazendo coisas que desagradam a Deus e, mesmo assim, parecer que não estão tendo nenhuma consequência? E, ao mesmo tempo, parece que se você der um passo fora da linha Deus virá com tudo te repreender? Eu já.

Não é fácil aceitar os ônus de sermos filhos de Deus, queremos apenas os bônus da Tua Paternidade. Quando somos repreendidos ou castigados podemos chegar a pensar que é injustiça, afinal “todo mundo faz”, mas da mesma forma que nossas mães sempre nos disseram: nós não somos “todo mundo”, Deus nos corrige para que não continuemos a semear pecados e colhermos castigo e assim, não sermos comparados com o mundo, mas sim sermos conhecidos como filhos de Deus. 

Sabemos que nada fica impune diante de Deus, pois tanto o justo quanto o ímpio está diante dos olhos de Deus. “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6:7). 

"Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se." Apocalipse 3:19


"Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina." Deuteronômio 8:5


O Senhor poderia muito bem deixar nosso ser se afogar na lama dos pecados e da desobediência. Mas isso vai contra a Sua paternidade. Não impor limites e não alertar quanto às consequências de nossos atos, não faz parte da essência de Deus. Pois Ele é Pai. 

Devemos nos alegrar quando somos corrigidos por Deus, pois isso demonstra que Ele nos tem como filhos e zela por nós! Ele muitas vezes vem com castigos para nos levar ao arrependimento e não deixar que nós nos afastemos do Caminho que leva à vida eterna, Jesus.

“Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade." Hebreus 12:10


"Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo." Provérbios 13:24

Os amigos e os pais podem errar, mas a repreensão que vem de Deus sempre busca o nosso bem, e erramos gravemente ao rejeitar sua palavra: “Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão” (Provérbios 3:11).

O Senhor demonstra nosso zelo por nós também lapidando o nosso caráter. Ele é um Deus de amor, mas isso não significa que Ele não é justo. Assim como nossos pais nos disciplinam para nosso bem e mesmo assim continuam nos amando, é Deus para conosco.

Um exemplo de que Deus impõe regras não por ser severo, mas por cuidado foi que, desde quando o povo de Israel saiu do Egito, Ele os cuidou, mas mesmo assim os deu regras. Inclusive, existem estudos que comprovam que as normas de higiene impostas por Deus ao seu povo os livraram de muitas bactérias e doenças, ou seja, os Seus mandamentos eram mais cuidados do que repreensão. Deus é amor e Pai. Ele é zeloso para com aqueles que Ele ama. 


“A estultícia (loucura) está ligada ao coração de menino, mas a vara da correção a afugentará dele.” (Prov. 22:15)

"... sua vara e seu cajado, me confortam.” (Sal.23:4)


Toda criança precisa ser disciplinada para se tornar um adulto com bom caráter e poder viver em sociedade. Assim somos nós, como crianças na fé, Deus nos disciplina para que cresçamos e nos tornemos maduros na fé, a fim de cumprirmos os propósitos Dele em nossas vidas. 

O Senhor nos conhece muito mais que a nós mesmos, afinal Ele que criou cada detalhe de nosso ser. Portanto, Ele sabe nossas ações e reações, nossas fraquezas e os danos que teremos como consequência dos nossos erros, então por nos amar de tal maneira, Ele nos disciplina. 

Ele nos ama e, portanto nos disciplina. Ele nos ensina as verdades dos Seu Reino, pois a verdade nos libertará (João 8:32).

“Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?” (Hebreus 12:7).


Nosso Pai Celestial é um Deus de grandes expectativas. Suas expectativas a nosso respeito foram expressas por Seu Filho, Jesus Cristo, com estas palavras: “Quisera que fôsseis perfeitos, assim como eu ou como o vosso Pai que está nos céus é perfeito”. Ele Se propõe a tornar-nos santos, para que possamos “suportar uma glória celestial” e “habitar em Sua presença”. Ele sabe o que é necessário e, por isso, a fim de tornar possível essa transformação, oferece-nos Seus mandamentos, o dom do Espírito Santo e, o mais importante, a Expiação e a Ressurreição de Seu Filho Amado.

Nosso Deus é Santo e nos molda para tornar-nos santos a fim de nos relacionarmos com Ele! Ele é Aquele que leva o vaso para olaria, mas enquanto uma de Suas mãos o molda por fora, a outra o segura por dentro. 

“Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;” (Salmos 94:12)

"Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.” (Jó 5:17)

“O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios.”  (Prov. 15:31)

A disciplina de Deus leva a pessoa à sabedoria e felicidade, pois quando a obedecemos desviamos do caminho que leva à perdição. 

Davi, Jó e Salomão foram homens segundo o coração de Deus, justos e muito sábios e também conheciam a importância da disciplina de Deus. Eles não desprezavam a voz de Deus os corrigindo e sabiam que a única forma de obter sabedoria era ouvir a Fonte de toda sabedoria, mesmo que isso causasse dor e renúncias. Eles se alegravam quando eram disciplinados.

"Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6:46)

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.” (Tiago 1:22)

“Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.” (João 14:21)

Mas, apesar de tanta ênfase na importância de disciplina e correção em Sua palavra, Deus não obriga ninguém a seguir o conselho sábio que ele oferece. Mas não nos enganemos! Cada um arcará com as consequências das suas próprias reações às palavras de repreensão: “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento”(Provérbios 15:32). 

Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue. Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele dirige a vocês como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. (Hebreus 12:4-11) 

Cabe a cada um a escolha de obedecer ou não a repreensão do Pai e também o que acarretará a escolha errada. Não há filho que não seja disciplinado pelo seu pai e da mesma forma, aquele que não é repreendido por Deus não é Seu filho legítimo. Alegremos-nos quando Deus vir com seu cajado e sua vara, pois, mesmo que nos cause dor hoje, no futuro produzirão em nós frutos de justiça e paz. Todas as coisas cooperam para o nosso bem, inclusive a disciplina que vem do nosso Pai celestial!

A própria experiência da correção duradoura pode refinar-nos e preparar-nos para maiores privilégios espirituais. - Élder D. Todd Christofferson

Um abraço,

.:: Oksana Tamyris.





Comentários