Intimidade com o Pai

“A intimidade com o Senhor é para aqueles que O temem, aos quais Ele fará conhecer Sua aliança” (Sl 25:14)

Olá galera, olá Preciosas do PV (Saudade G-R-A-N-D-E de vocês)!

Como algumas já sabem estou em um tempo maravilhoso separado para Deus e estou vivendo momentos ímpares de zelo e cuidado desse Pai lindão que nós temos!
Entre tantas coisas que o Pai me trabalhou nesses últimos dias, escolhi falar com vocês duas delas – não mais importantes – porém que me marcaram que são: a intimidade com Deus e os ídolos do coração (que deixarei para um outro post).

Nossa vida espiritual é um constante aprendizado com Deus, mas para conseguir percorrer esse caminho diário e constante devemos, antes de tudo, ter intimidade com Ele. Comunhão com o Criador é fundamental para que a criatura vá bem, entretanto, a conquista de tal se faz através de um processo diário de busca.

INTIMIDADE = ÍNTIMO = DENTRO DO SER = ESSÊNCIA = CORAÇÃO

Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós” (Tiago 4:5)
.
Quando falamos em intimidade, logo associamos ao conhecimento mútuo. Consideramos duas pessoas íntimas quando elas se conhecem muito bem, todavia não de uma forma superficial, mas sim profunda. Sabe aquelas que se comunicam apenas com o olhar? Então, a comunhão com Deus é a mesma coisa. Essa relação é recheada de acontecimentos ímpares e detalhes entre você, Ele e mais ninguém! Porém, isso só vai acontecer quando você conhecê-lo porque Ele já conhece seu coração, entretanto o que ouvimos dele é um leve sussurro (Jó 26:14).

Tem muita gente com anos dentro da igreja que conhece o Senhor só de ouvir falar. Só de ouvir falar os milagres e as bênçãos alheias. Isso é uma cena triste, pois é completamente diferente conhecer pelos outros e conhecer por ter uma experiência com Ele. Por exemplo, hoje todos nós podemos contar a história de Daniel e seus amigos na fornalha de fogo, que eles saíram ilesos e que Jesus esteve lá com eles. Mas somente Daniel e seus amigos podem dizer “Meu Jesus entrou na fornalha e nos livrou das chamas”, só eles sentiram essa emoção.

COMO ALCANÇÁ-LA?
 ”Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jeremias 29:12-13 
A Palavra de Deus é clara: buscar e orar para achar. Essas são as chaves para encontrar Deus e para Ele nos ouvir, todavia com a ressalva “quando me buscardes com todo o vosso coração”, ou seja, quando Ele for o Primeiro e a razão, tendo assim todo o nosso coração.
Partindo desse princípio compreendemos que uma vida devocional de oração, estudo das Escrituras e jejum, é fundamental, e também que a luta pela comunhão é qualquer momento, em qualquer lugar e em todas as circunstâncias, até o nosso último dia de vida.

Podemos suplicar a atenção de Deus para nós, com a certeza de que, assim como diz as Escrituras, não O buscaremos em vão. No caso de ser o pecado ou a vergonha os seus empecilhos, O Senhor declarou que os Seus olhos estarão abertos dia e noite e que ouvindo Ele dos céus o clamor, nos perdoará: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14).
O Senhor está sempre pronto para te remir (resgatar), ensinar o bom caminho e te dar abundância de Vida: “... eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10)

ORAÇÃO + PALAVRA + SACRIFÍCIO = COMUNHÃO

Uma das etapas do conhecimento é a existência do diálogo então compreendemos que embora Deus tenha inúmeras formas de falar conosco, a única forma que nós temos para falar com Ele é através da oração. Meu pastor deu uma definição de oração na última vigília muito interessante. Ele disse: “A oração é a conversa de duas pessoas que se amam. Deus te ama e você O ama”.

Ela pode até começar como uma obrigação, mas com o tempo, associada ao conhecimento da Palavra e as experiências únicas – frutos dessa comunhão – se torna um prazer. Se começa orando dois minutos achando que orou duas horas, depois é o contrário, você ora duas horas achando que orou apenas dois minutos, sempre com gostinho de “quero mais”. (Ah como é bom conversar com Quem nos ama e nos entende mesmo quando falamos nada. Como é agradável esse tempo!).

Deus ama ter comunhão conosco. No jardim do Éden Ele ia todos os dias ao final de tarde para conversar com Adão e Eva. Creio que assim como no princípio hoje mesmo em meio à multidão O Senhor nos enxerga, e com a mesma voz procura-nos para a intimidade dizendo “Onde estás?”...  Qual é a resposta que você vai dar?  Eu, constrangida por esse amor, nada me restarei a dizer que: Socorre-me Senhor, pois guardada quero estar sempre na Tua graça e verdade, pois folga, descanso e alegria Tu promete a todos que O buscam. Amo Sua salvação! Tu sejas magnificado! (Sl 40).
O segundo passo é conhecer a Palavra, ou seja, ler a bíblia mesmo. Eu sou muito rigorosa em relação a isso. Há muitas pessoas que ouvem o que lhe falam e acreditam sem sequer confrontar com as Escrituras, mas sem entrar muito nisso, quero fazer apenas uma ressalva baseada em minhas experiências: Deus fala de diversas formas conosco sim, todavia para evitar os falsos profetas submeta tudo à Bíblia, pois está escrito nela que a palavra de Deus é provada, ou seja, é Verdade e confirmada: “Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; Abstende-vos de toda espécie do mal.” (1 Tessalonicenses 5:19-22)

A leitura da bíblia exige disciplina principalmente no começo, mas procure ler não somente os versículos destacados (confesso que fazia isso) eles podem sim te ajudar, contudo quando lemos para compreender o contexto, a revelação toma uma proporção muito maior.
Galera bíblia não é um bicho de sete cabeças e muito menos ultrapassada, pelo contrário, é tão atual que chega a surpreender. Por diversas vezes em momentos de angústia e de dúvidas busquei socorro nas Escrituras e encontrei o refrigério em uma palavra que parecia ter acabado de ser escrita. É algo sobrenatural, que não cabe explicações, só quem vive sabe o que é.
 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3).
A partir do momento que criei uma rotina disciplinada de oração e leitura bíblica, muito de meus problemas foram solucionados porque conhecê-lo me levou à intimidade com Ele. Fiz dEle O meu Senhor e em contrapartida Ele está sempre alerta ao que acontece na minha vida. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” (Sl 121:4). Desta forma, eu sei que não há perigo dEle se esquecer de mim e muito menos das promessas que Ele me fez. Deus é onisciente, onipresente e onipotente, ou seja, um guarda perfeito que vigia a todo instante Seus tesouros e nunca dorme, mas pelo contrário, trabalha na minha vida e enquanto deito e durmo sustenta minha alma em Suas mãos.

Como diz a autora Joyce Meyer, precisamos aprender a passar tempo a sós com Deus e nos aquietarmos se quisermos ouvir Sua voz. É preciso se distanciar do barulho do mundo para conseguir ouvir O Pai nos detalhes do dia a dia e nos livrar do peso da ansiedade — e do medo — através da leveza que só a paz de Deus tem, ela que nos dá calma e sabedoria para discernir o que é bom (e vem dEle) e o que não é. Aprendi isso em Mateus 6:25-34:  “Não se preocupem com suas próprias vidas…”.

A intimidade não é conquistada em um dia, mas todos os dias e momentos possíveis. Ele nos ama incondicionalmente. Esse amor é pessoal e intransferível. Muitas pessoas podem ter te prometido amor sem cumprir, mas assim como é impossível um homem gerar uma criança, não existe maneira na natureza de Deus para mentir. Ele cumpriu e provou seu amor com o alto preço que foi a vida de Jesus. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Esse amor não falha.
Deus está SEMPRE atento às nossas orações e pensar nisso me livra do erro de orar somente quando não vejo mais saída. Orar pelas coisas simples é presenciar a preocupação de Deus em satisfazer nossas necessidades até nos mínimos detalhes: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá, todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).  Isso me ocorre muitas vezes, desde a minha infância. Por exemplo, tenho o hábito de sempre que não encontro algo, orar para que o Pai me ajude. Parece bobo, mas é muito gratificante quando logo após orar, eu encontro o que eu procurava. Essas “ajudas” do Senhor são comuns na minha vida. Eu sempre uso a ferramenta que funciona em qualquer hora e lugar: a oração.

Galera, como eu disse só quem vive pode saber o que é isso. Não existem palavras e eu poderia escrever um livro que não conseguiria transmitir tudo, pois Ele é um Deus que, devido à sua infinitude tem infinitas maneiras de nos maravilhar: “Eis que Sou o Senhor, o Deus de todos os viventes, acaso, haverá coisas demasiadamente maravilhosas para mim?” (Jeremias 32:27)

Em TUDO Deus se faz presente, é só chama-lo, Ele é um Amigo 24h rsrsr! Como diz uma canção que gosto muito: “Estou presente no seu quarto sempre que você me chama...”, Ele está sempre presente, é só chamar!

Não podemos nos contentar com a oração ou leitura bíblica de ontem, mas buscar intimidade com Deus a cada dia. Ora, enquanto não temos conhecimento da essência de Deus e não desassociamos dEle as falhas que são características  humanas, é muito difícil entregá-lo nossas vidas. Você confiaria seu bem mais valioso a um estranho? Tenho certeza que não, mas confiaria em um amigo que te prova todos os dias que te ama.

Ao glorificá-lo com louvor todos se espantarão com a paz que Ele nos dará; renderemos graças a Ele porque é bom e Sua misericórdia é para sempre; Alegres ficaremos ao ver que Deus nos resgatou do pecado para Sua glória.

Que Ele seja o Primeiro Amor; que Ele ocupe o trono dos nossos corações. Daqui em diante, seguraremos confiantes em Suas mãos enquanto Ele vai à frente: endireitando os caminhos, quebrando as portas e despedaçando as correntes até nos dar as heranças escondidas que ainda não vemos. Então saberemos que Ele é o Deus que nos chama pelo nome e por amor nos escolhe para Seus planos. Ele que permanecerá no nosso interior, junto conosco para que saibamos o dia inteiro, que não há outro, Ele é o Senhor! (Isaías 45).

Meu conselho e minha oração são para que você O escolha em todas as oportunidades que tiver; decida viver apenas para Ele e em todas as vezes que o mundo te chamar você queira Ele; que não resista ao chamar do Senhor e se renda aos pés da Cruz ao ponto de lhe entregar TUDO e viver o que Ele tem para você. Oro para que todas as vezes que você pensar e até chegar olhar para trás, que se volte imediatamente para Deus, com o coração quebrantado, porque com certeza, Ele estará atento te esperando.

Meus amados vamos buscá-lo enquanto podemos encontrar!  Lembre que você é servo dEle, que o Senhor te formou e portanto nunca se esquecerá de você.
Mergulhe de cabeça nesse Amor e avance, dia a dia, na comunhão, na intimidade, no zelo e no aprendizado de Deus, pois agindo assim vai chegar o momento que então poderemos juntos declarar:  Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” (Jó 42:4-5).

Graça é Deus andando no seu mundo, com um brilho nos olhos e uma oferta à qual é difícil resistir! (Max Lucado)


Deus abençoe vocês!


Ah, deixo a música Invoca-me, do Ministério Trazendo a Arca, e se quiserem fazer algum comentário eu estou em off das Redes Sociais mas continuo acompanhando o blog J




Beijos,

Oksana Tamyris.


Instagram: @oksanatamyris


Comentários