Puro como o ouro


“Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.” (Jó 23:10)


A história de Jó é fascinante e provavelmente você já ouviu ou leu sobre ela. Um homem que tinha tudo, desde bens matérias e saúde quanto à presença de Deus e se vê, de repente, sem nada e em terrível dor. Sempre que leio esse livro da Bíblia faço uma reflexão e ao imaginar-me no lugar de Jó me indago se teria a mesma atitude de confiança que ele em uma situação dessas. É algo desafiante!

Hoje vou usar como base os textos de Jó, capitulo 22, versículos de 21 a 30 e capítulo 23, versículos de 1 a 17. Proponho que você os leia integralmente, visto que transcreverei apenas alguns pontos chaves como apoio às argumentações, uma leitura integral levará ao entendimento particular.

Vamos lá:

"Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você. Aceite a instrução que vem da sua boca e ponha no coração as suas palavras. Se você voltar para o Todo-poderoso, voltará ao seu lugar.”
Jó 22: 21 a 23. 
A primeira instrução de Elifaz, um dos amigos de Jó, é a reconciliação com Deus e sujeição às instruções do Senhor, guardando-as para que tenha paz e prosperidade. Entretanto, devemos passar pelos processos do perdão e da purificação, e era isso que Elifaz estava dizendo para seu amigo Jó: buscar o perdão de Deus se sujeitando e restabelecendo a paz com Ele e, através da instrução, ser purificado.

“Se afastar da sua tenda a injustiça, lançar ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales, o Todo-poderoso será o seu ouro, será para você prata seleta. É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus.” Jó 22:23 a 25.

 Nesse ponto vemos o sacrifício, a proposta é: Lance fora a iniquidade e torne como pó aquilo que é importante para você. Do seu ouro puro abra mão para que Deus seja seu ouro e sua prata, ou seja, que toda sua riqueza esteja em Deus.

Isso nos remete ao primeiro, e resumo de todos os mandamentos: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” (Mc 12:30). É literalmente tirar os olhos das coisas que hoje temos como importantes e olhar para o alto. Fazer dEle e da Sua obra o motivo de todos os nossos atos!

“É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus. A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos. O que você decidir se fará, e a luz brilhará em seus caminhos.” Jó 22:26 a 28

A recompensa desse sacrifício é a certeza da proteção e do sucesso em seus caminhos, pois olhando para Deus você andara nos caminhos dEle. Ele não só se tornara seu ouro como também os sonhos do Senhor serão os que você sonhará.

“Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Então me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, e a minha boca encheria de argumentos. Saberia as palavras com que ele me responderia, e entenderia o que me dissesse. Porventura segundo a grandeza de seu poder contenderia comigo? Não: ele antes me atenderia.” Jó 23:4-6.

No capítulo 23 temos a resposta de Jó às instruções de Elifaz. Nesse trecho temos uma alma sedenta que busca encontrar o Senhor, pois sabe que Ele atenderá os seus pedidos.

Deus falou, através do profeta Jeremias, que quando O invocamos Ele nos reponde e mais, nos anuncia coisas grandes que ainda não sabemos (Jr 33), restabelecendo assim, a abundância e a paz. O véu foi rasgado e Ele é um Pai que atende e nunca desampara um filho.

Se as orações fossem nossa primeira e não ultima atitude diante de um problema, a nossa vida seria totalmente diferente. Em Deus encontramos um guia que nos leva às melhores decisões quando nós não vemos saídas.
 Eis que se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo. Se opera à esquerda, não o vejo; se se encobre à direita, não o diviso.” Jó 23:8-9

Andar nos caminho de Deus é andar junto com Ele. Nem atrás e nem à frente, nem à esquerda e nem à direita, mas cingido nEle. É necessário andar todos os passos com o Senhor, pois em cada um tem ensinamentos do Mestre.

Não adianta irmos à frente com ansiedade de chegar logo e muito menos pararmos ou desviarmos do que nos foi traçado por Deus, que não serão realizadas as promessas dEle em nossa vida. Não se esqueça: para que teus planos sejam bem sucedidos O Senhor tem que estar contigo.

“Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda;” Provérbios 4:25-27
  “Nas suas pisadas os meus pés se afirmaram; guardei o seu caminho, e não me desviei dele. Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção. Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda têm consigo.” Jó 23:11-14

Uma vida dependente de Deus tem segurança. Uma pessoa que firma os seus passos em Jesus e decide pelos caminhos dEle, guardando as Suas palavras e instruções, não tem com o que se preocupar e assim como a mulher de provérbios 31, pode até rir do futuro. #HAHAHAHAHAH

Devemos ter consciência de Quem servimos através do mergulho em Sua Presença e conhecendo Sua palavra. Ora, não há outro como o nosso Deus e o que Ele decide se fará e nada O impedirá. “Eis que Sou o Senhor, o Deus de todos os viventes, acaso, haverá coisa demasiadamente maravilhosa pra mim?” (Jr 32:27).

Temos que ter fé e sermos sensíveis à voz de Deus, porque durante o processo que o Senhor nos trata e às vezes nos leva ao deserto, o inimigo vem sutilmente plantar dúvidas em nós sobre tudo que Deus nos prometeu.

Veja a fé de Jó: Ele estava enfermo, em luto e em miséria, mas mesmo assim teve confiança de que Deus cumpriria o que foi lhe dito a seu respeito e muitas outras coisas. Deus te revela somente a ponta do iceberg dos sonhos que Ele planejou para você. Entretanto assim como as maiores árvores precisam das mais fundas raízes, quanto mais arraigado em Deus você estiver mais longe e mais maravilhas Ele fará na sua vida.

Mantenha a fé, pois assim como o ouro passa por um trabalhoso processo de purificação para se tornar valioso, Deus te purificará de toda a sujeira e te tornará precioso.


Aguenta firme porque #VaiValerAPena!


Com carinho,

Oksana Tamyris.

Comentários